terça-feira, 6 de novembro de 2018

A CONFIGURAÇÃO DA APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO NO MEIO URBANO




Marco Antônio de Morais Alcantara

#MorfologiaUrbana #ApropriaçãoDoEspaçoUrbano  #MaisValiaUrbana

Existem alguns condicionantes para a moldagem das cidades, com a concomitante configuração da apropriação do espaço urbano; tem-se a mão dos agentes interventores no espaço urbano.

Dentre estes agentes podem ser apresentados o poder públicos, o setor privado, tais como o imobiliário, de habitação, do comércio, e sobretudo, a população, a qual não é obrigatoriamente passiva diante destes processos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

CONCEPÇÃO, DISPOSIÇÃO E FUNCIONALIDADES DAS REDES DE SERVIÇOS E ACESSÓRIOS URBANOS


Marco Antônio de Morais Alcantara

#ProjetoDeInfraestruturaUrbana #ConcepçãoDeRedesUrbanas

Esta publicação tem por fim apresentar alguns conceitos sobre a forma que são concebidas as redes, e a sua disposição no meio físico e no desenho urbano, a qual deverá estar associada aos seus requisitos funcionais. Os detalhes, assim como o dimensionamento, são assuntos de disciplinas específicas ou de outras publicações. 

São então apresentadas algumas das redes de serviços e acessórios. 


Sistemas de drenagem

Os sistemas de drenagem têm por finalidade promover o escoamento e a coleta das águas do meio urbano e direciona-las para os locais adequados no meio físico. Os elementos deste sistema são basicamente: as vias urbanas pavimentadas, juntamente com os sistemas de guias e sarjetas; os sistemas de captação e condução, como “bocas de lobo”, galerias, e elementos condutores, e ainda, conta-se com os acessórios como as caixas de passagem e os poços de visita. A Figura 1 procura ilustrar a configuração dos sistemas.


Figura 1: Elementos principais das redes de drenagem urbana 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A PROBLEMÁTICA DA EXECUÇÃO DE CORTES, ATERROS E TUBULAÇÕES ENTERRADAS




Marco Antônio de Morais Alcantara

#ConstruçãoDeInfraestruturaUrbana 

As obras urbanas são em geral marcadas por intervenções no meio físico, razão pela qual elas devem ser realizadas segundo o manejo adequado. Dentre estas se incluem os aterros, as escavações, e as construções de obras para tubulações. Estas podem variar conforme as condições locais em termos fisiográficos do terreno e da natureza do solo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

SISTEMA VIÁRIO: TIPOLOGIA E COMPREENSÃO




Marco Antônio de Morais Alcantara

#PlanejamentoSistemaViário #InfraestruturaPavimentosUrbanos

Ao se considerar o sistema viário convém a princípio contextualiza-lo do ponto de vista dos tipos de vias urbanas e da caracterização destas vias.

sábado, 11 de agosto de 2018

ACESSÓRIOS E SISTEMAS PARA ESTRUTURAS DE ARRIMO, INCLUSÕES, DRENOS E CANAIS



Marco Antônio de Morais Alcantara

#Geotêxtil  #Gabiões  #ReforçoDeSolos

Esta postagem tem por finalidade apresentar algumas ilustrações referentes à alguns tipos de soluções para obras de infraestrutura urbana. De modo geral, são acessórios simples, que podem ser concebidos como sistemas capazes de fornecer as condições favoráveis, requeridas para a funcionalidade e a estabilidade no meio físico, através das construções urbanas. Esta apresentação se limita à concepção dos sistemas, abstendo-se no presente de apresentar os elementos de cálculo ou de projetos, em razão da grande abrangência do tema.

sábado, 21 de julho de 2018

A PROBLEMÁTICA DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO URBANA



Marco Antônio de Morais Alcantara

#Pavimentação #OrientaçõesDeExecução

Os serviços de pavimentação urbana constituem-se um grande percentual das obras urbanas, tanto em termos dos encargos como dos custos. Assim, se considera importante uma breve reflexão sobre o tema, especialmente quando considerado o contexto do meio urbano.

A PROBLEMÁTICA DA EXECUÇÃO DE OBRAS URBANAS: CONFORMAÇÃO DA ÁREA E A INFRAESTRUTURA





Marco Antônio de Morais Alcantara

#InfraestruturaUrbana #MeioFísico #MorfologiaDoMeioFísico #DrenagemUrbana

A conformação do terreno, sistemas viário e edificações

Quando se pensa na construção urbana um aspecto de grande importância é o da forma da superfície do terreno. Esta pode nos comunicar coisas importantes a serem consideradas tanto quando na fase de construção como na da pós-ocupação. Na fase da construção, por exemplo, pode-se levar em consideração, os movimentos necessários de terra para chegar à topografia desejada, os bota-foras para os descartes, assim como os cortes de desbastes de terreno necessários para a instalação das futuras construções, e, os acessos das edificações às redes públicas.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

UM CURSO SOBRE CONSTRUÇÃO DE OBRAS URBANAS NA FEIS-UNESP




Marco Antônio de Morais Alcantara

#EnsinoDeEngenhariaUrbana 

Um curso sobre construção de obras urbanas foi elaborado por mim e teve início como disciplina optativa na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira a partir de 2008. Desde então algumas turmas já passaram, desde com 3 apenas até com 25 a 26 alunos. As turmas mais recentes variaram entre 11 a 16 alunos. Gostaria de compartilhar aqui um pouco sobre esta experiência.

sábado, 14 de abril de 2018

URBANIZAÇÃO DE FAVELAS, CONTEXTO TÉCNICO E HUMANO




Marco Antônio de Morais Alcantara

#UrbanizaçãoDeFavelas

Quando se fala em urbanizar favelas muitas vezes se depara como imagem o ambiente construído; mas não podem ser negligenciados: o ser humano, o alvo principal de intervenção, a sociedade e o meio físico. Estes elementos são de difícil separação de modo que uns interferem em outros de maneira dinâmica.

Um processo de ocupação espontânea por população de baixa renda se dá preferencialmente em locais que não possuam valor comercial para a exploração através de loteamentos, em áreas impróprias para a ocupação, ou até mesmo em áreas restritas à ocupação.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DE UM SUPORTE LABORATORIAL PARA A EFICÁCIA DAS EXPERIÊNCIAS COM O USO DE SOLOS ADITIVADOS




Marco Antônio de Morais Alcantara

#EstabilizaçãoQuímicaDeSolos #Aditivos

A estabilização de solos é uma prática bastante adotada na execução de obras de infraestrutura urbana, tais como nos casos da construção de bases para pavimentos, reforço de subleito e a construção de aterros. Os processos de estabilização são diversos, assim como, as finalidades que se tem em uma estabilização. Dentre os tipos para as obras de pavimentação, por exemplo, pode-se citar a estabilização granulométrica, com a incorporação de materiais granulares ao solo criando-se uma mescla, e a posterior compactação (estabilização mecânica), e ainda, pode se referir à estabilização química. Esta última se caracteriza pela incorporação de aditivos químicos aos solos, ou de adições minerais ativas, que atuam por meio da formação de produtos cimentantes.