quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DA INFRAESTRUTURA NO BRASIL


Marco Antônio de Morais Alcantara
#InfraestruturaNoBrasil #DesenvolvimentoUrbano #EconomiaUrbana 


A construção de infraestrutura no Brasil merece uma atenção especial, havendo o destaque para alguns aspectos, tais como o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para as condições locais, a configuração do país, as necessidades ou demandas para o desenvolvimento, e a presença de um mercado consumidor que remunerasse os sistemas; e, mesmo quanto ao caso do crescimento das demandas, este acarretava a necessidade de novos investimentos. De algum modo se pode afirmar que este processo ainda não terminou, perdurando até hoje, sujeito aos ajustes dos momentos históricos em que vivemos; mas, nesta postagem o interesse se direciona preferencialmente para a criação da infraestrutura tal como se deu como o ponto de partida para a formação de uma sociedade dita moderna.

sábado, 12 de outubro de 2019

DO PERÍODO DO CAFÉ ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA, FORMATAÇÃO DA SOCIEDADE E DA REDE URBANA NO BRASIL



Marco Antônio de Morais Alcantara

#TransferênciaDaEconomiaAgrária #IndustrializaçãoNoBrasil #SociedadeEconomia 


A acumulação primitiva para a industrialização do país se deu a partir da riqueza gerada pelo café. A cultura do café se mostrou vulnerável com o contexto da economia mundial, que culminou com a crise mundial de 1929.  Alguns cuidados foram conduzindo o país rumo à industrialização, a própria trajetória da economia conduziu para isso.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O PERÍODO APÓS A INDEPENDÊNCIA E A FORMATAÇÃO DA SOCIEDADE E DA REDE URBANA NO BRASIL


Marco Antônio de Morais Alcantara

#SociedadeDoCafé  #LeiDasTerras  #FerroviasDoCafé  #PréUrbanizaçãoDoBrasil  #PréIndustrialização 


Já foi apresentado neste blog alguma coisa sobre a economia, sociedade e a urbanização do país durante o período colonial. Segue nesta postagem alguma coisa sobre os eventos econômicos e sociais no Brasil após a independência.

O contexto e o legado anterior
Estava em decadência o ciclo da mineração, e algumas culturas haviam sido implementadas, com diferentes tipos de sucessos. A cultura do açúcar e do algodão vinham sendo penalizadas pela concorrência externa, mais eficientes pelas técnicas adotadas em outros países. A atividade de couros e de peles também estava em declínio, por causa da concorrência da atividade dos países da bacia do Prata. A exportação de tabacos foi diminuída devido ao desaquecimento da oferta da mão de obra escrava. A extração da borracha teve crescimento modesto até 1890, com declínio por causa dos interesses externos.

sábado, 5 de janeiro de 2019

O PERÍODO COLONIAL E A FORMATAÇÃO DA SOCIEDADE E DA REDE URBANA NO BRASIL


Marco Antônio de Morais Alcantara

#UrbanizaçãodoBrasil #PeríodoColonial #CicloEconômico #PauBrasil #DependênciaPolíticaEconômicaDoBrasil  


Quando se fala na colonização do Brasil, podemos nos deparar com  algumas questões.


Primeiro, quem foi o colonizador, e, quais eram os seus objetivos?
Os objetivos do colonizador, certamente estavam em consonância com o contexto da época, no mundo ocidental; este foi o caso da colonização do Brasil.

No século XV a Europa ocidental passava por grandes transformações, do ponto de visto político-administrativo, ideológico, religioso, e de modo de vida cotidiano. Os estados nacionais estavam em formação, o modelo de governo passava do sistema feudal para o das monarquias nacionais, o estado se aparelhava de um exército e de uma estrutura de serviços burocráticos; o mundo artístico e filosófico estava se abrindo para uma nova realidade, a ciência e a tecnologia estavam se libertando das amarras que as reprimiam, e a reforma protestante vinha a corroborar com a nova ordem que estava se estabelecendo. As cidades, ou comunas como eram chamadas, passaram a ganhar importância, passando a ser incrementadas em termos de pessoas, produção bens e serviços.