quinta-feira, 30 de abril de 2020

A PROBLEMÁTICA DA GESTÃO DAS ÁGUAS NOS MEIOS FÍSICO E URBANO




Marco Antônio de Morais Alcantara

#QualidadeDaÁgua #TratamentoDaÁgua #TratamentoDeEfluentes #PreservaçãoDoMeioFísico


A água pode ter diferentes meios e formas de acesso ao ambiente urbano. Do ponto de vista natural estas podem ter acesso por meio de precipitação, assim como através das correntes dos cursos d’água, ainda por fontes naturais. Do ponto de vista da atuação antrópica, ela pode ser coletada de mananciais, e aduzidas para o meio urbano, explorando águas subterrâneas, através de poços por bombeamento, podendo este procedimento ser realizado por um órgão de interesse público ou particular. Tratando-se de águas coletadas e armazenadas para o consumo, segundo as demandas do meio urbano, pode-se considerar que a grande parte destas sejam coletadas através de reservas superficiais ou de águas subterrâneas, sendo recalcadas para estações de tratamento.

O QUE FAZEMOS COM O TANTO QUE PRODUZIMOS ?




Marco Antônio de Morais Alcantara

#GerenciamentoDeResíduos #ReciclagemDeMateriais #ManejoDoMeioFísico


Qual é o contexto dessa geração dos resíduos sólidos, e de onde eles vem?

Pode-se considerar que a sociedade atual é marcada pela crescente utilização de materiais sintéticos, necessários para viabilizar os produtos utilizados no dia a dia, tais como, os para conter os nossos alimentos, assim como os produtos de higiene e de limpeza, e assim temos: papéis, plásticos de diversas origens, vidros descartáveis, não desconsiderando ainda os materiais inservíveis tais como metais de equipamentos não mais operantes, produtos eletrônicos, e outros de composição diversa, podendo conter derivados desses materiais típicos.

terça-feira, 21 de abril de 2020

O AR EM QUE VIVEMOS



Créditos pela Foto: Marcelo Alcântara

Marco Antônio de Morais Alcantara

#QualidadeDoAr #InversãoTérmica #PoluentesDo Ar #ControleDaQualidadeDoAr


A qualidade do ar é sem dúvidas um assunto de interesse coletivo. Esta vai depender do tipo de atividade que é exercida pelo setor produtivo de uma sociedade, assim como de fatores naturais decorrentes de fatores meteorológicos, sazonais e morfológicos. O ar por sua natureza está sujeito a ter mobilidade, seja na direção horizontal ou vertical. A sua condição, em decorrência de fatores de  naturais ou antrópicos, poderá vir a penalizar as pessoas que estão sujeitas às contingências formadas. Fatores como saúde, bem-estar ou produtividade podem ser afetados, de modo que, o seu condicionamento deverá quando possível depender das ações públicas, privadas e da sociedade.