Marco Antônio de Morais Alcantara
#RequisitosPavimentosUrbanos
Considerando as funções de um
pavimento, os requisitos de desempenho para os pavimentos podem ser considerados
tomando-se em condições os aspectos principais, podendo estes requisitos ser
comuns sob aspectos diferentes.
Considerando os aspectos funcionais
de trafegabilidade inicialmente podem ser identificados:
-
Regularidade de superfície
-
Baixa resistência ao rolamento
-
Superfície adequada ao atrito para a frenagem
Estes requisitos quando atendidos
favorecem a facilidade de rolamento sem trepidações e com o menor consumo de
combustível, e de frenagem em condições seguras. Envolve a ausência de
ondulações, de irregularidades, e com a superfície não lisa.
Com relação à durabilidade se
consideram as propriedades dos materiais e componentes utilizados, devendo ser
levado em consideração a vida útil, a necessidade de reparos e os impactos no
tráfego causados por uma intervenção. Um requisito importante para a
durabilidade é a impermeabilidade, de modo à melhor preservar a vida útil do
pavimento. Do ponto de vista mecânico, deve-se compatibilizar a capacidade de
absorção de cargas com o nível de esforços aplicados, devendo ser isto também
um tipo de gestão de pavimentos.
Do ponto de vista de conforto
ambiental têm-se a sonoridade, e a absorção e liberação de calor. Os pavimentos
devem ser também eficientes para receber sinalização, a qual é imprescindível.
Estes requisitos podem ter maior
ou menor relevância quando se considera o tipo de via, dentro da hierarquização
viária. Quanto
ao tráfego urbano e o tráfego rodoviário, considerações importantes são consideradas como em em Moretti (1987), permanecendo ainda a mesma compreensão; as velocidades são menos sujeitas a
variações para os casos de pavimentos rodoviários, e ainda sujeitas a menores
quantidades de frenagens e de mudanças de direção. Isto faz com que
solicitações de cisalhamento entre a camada de revestimento e a base sejam
menores para os casos de pavimentos rodoviários. Para o tráfego urbano são
também maiores as interrupções de movimento. No caso de derrame de óleo no
pavimento, pelos veículos estacionados, este é maior para os casos de
pavimentos urbanos. Existe ainda o fato
de que as vias se cruzam em interseções em nível, gerando conflitos e
dificuldades quando na definição da conformação da área e da drenagem.
bibliografia citada:
MORETTI, R.S. Loteamentos: Manual de recomendações para elaboração de
projetos. São Paulo, 1987, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), 179p.
sobre o autor:
*Marco Antônio de Morais Alcantara é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de São Carlos-BR, com ênfase em Engenharia Urbana (1986); Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em Geotecnia, pela Universidade Federal de Viçosa-BR (1995); Master Génie Civil, Matériaux et Structures, pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse-FR (2001); Docteur Génie Civil, Matériaux et Structures, pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse-FR (2004); e tem pós-doutorado em Estruturas pela Universidade do Porto-PT (2012). É docente da FEIS/UNESP desde 1987.