terça-feira, 16 de agosto de 2016

REQUISITOS DE DESEMPENHO PARA OS PAVIMENTOS URBANOS


Marco Antônio de Morais Alcantara

#RequisitosPavimentosUrbanos

Considerando as funções de um pavimento, os requisitos de desempenho para os pavimentos podem ser considerados tomando-se em condições os aspectos principais, podendo estes requisitos ser comuns sob aspectos diferentes.

Considerando os aspectos funcionais de trafegabilidade inicialmente podem ser identificados:

        - Regularidade de superfície
        - Baixa resistência ao rolamento
        - Superfície adequada ao atrito para a frenagem

Estes requisitos quando atendidos favorecem a facilidade de rolamento sem trepidações e com o menor consumo de combustível, e de frenagem em condições seguras. Envolve a ausência de ondulações, de irregularidades, e com a superfície não lisa.

Com relação à durabilidade se consideram as propriedades dos materiais e componentes utilizados, devendo ser levado em consideração a vida útil, a necessidade de reparos e os impactos no tráfego causados por uma intervenção. Um requisito importante para a durabilidade é a impermeabilidade, de modo à melhor preservar a vida útil do pavimento. Do ponto de vista mecânico, deve-se compatibilizar a capacidade de absorção de cargas com o nível de esforços aplicados, devendo ser isto também um tipo de gestão de pavimentos.

Do ponto de vista de conforto ambiental têm-se a sonoridade, e a absorção e liberação de calor. Os pavimentos devem ser também eficientes para receber sinalização, a qual é imprescindível.

Estes requisitos podem ter maior ou menor relevância quando se considera o tipo de via, dentro da hierarquização viária. Quanto ao tráfego urbano e o tráfego rodoviário, considerações importantes são consideradas como em em Moretti (1987), permanecendo ainda a mesma compreensão; as velocidades são menos sujeitas a variações para os casos de pavimentos rodoviários, e ainda sujeitas a menores quantidades de frenagens e de mudanças de direção. Isto faz com que solicitações de cisalhamento entre a camada de revestimento e a base sejam menores para os casos de pavimentos rodoviários. Para o tráfego urbano são também maiores as interrupções de movimento. No caso de derrame de óleo no pavimento, pelos veículos estacionados, este é maior para os casos de pavimentos urbanos.  Existe ainda o fato de que as vias se cruzam em interseções em nível, gerando conflitos e dificuldades quando na definição da conformação da área e da drenagem.

bibliografia citada:
MORETTI, R.S. Loteamentos: Manual de recomendações para elaboração de projetos. São Paulo, 1987, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), 179p.


sobre o autor:
*Marco Antônio de Morais Alcantara é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de São Carlos-BR, com ênfase em Engenharia Urbana (1986); Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em Geotecnia, pela Universidade Federal de Viçosa-BR (1995); Master Génie Civil, Matériaux et Structures, pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse-FR (2001); Docteur Génie Civil, Matériaux et Structures, pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse-FR (2004);  e tem pós-doutorado em Estruturas pela Universidade do Porto-PT (2012). É docente da FEIS/UNESP desde 1987.