Marco Antônio de Morais Alcantara
Um projeto visa normalmente a elaboração de um novo produto, um sistema ou um tipo de serviço. Se por um lado o projeto deve atender a princípios funcionais entre as partes, um sistema deve ter também equilíbrio entre os seus componentes, tudo influenciando em bom desempenho e rendimento. Será discutido um pouco sobre o exercício do projeto e sobre a criatividade.
O projeto
Tudo é seguido por algumas etapas, desde a sua concepção até
a sua validação e implementação.
De modo geral, as etapas são as seguintes:
- Identificação de uma necessidade;
- definição do problema, como solução deste, poderá ser atendida
a necessidade identificada;
- coleta de
informações sobre o tema;
- concepção o produto ou da resolução do sistema;
- elaboração do produto;
- avaliação de desempenho do produto ou do sistema;
- especificação da solução;
- comunicação.
Um projeto deve atuar como uma ponte entre o usuário e uma necessidade.
Ele em um contexto dentro dela. Deve haver uma demanda, o
produto deverá chegar a sociedade a um determinado custo. Deve haver condições
de utilização e aceitação da sociedade.
De modo geral existe um estado inicial, um contexto, e
mediante um conjunto de ações, se chegará a um estado final onde, as lacunas
observadas serão preenchidas. É neste conjunto de ações que entra a
participação do engenheiro.
Como tipo de informações iniciais, subsídios, se têm:
-O estado da arte, sobre o que já foi feito sobre o assunto;
-o histórico do problema;
-a relação da sociedade com o produto;
-a viabilidade de produção;
-os aspectos funcionais;
-a concepção do produto.
Dentro do projeto propriamente dito, podemos dizer que se
trata da aplicação dos princípios científicos e tecnológicos na criação do
produto.
Se requer:
-Subsídios técnicos e científicos;
-criatividade.
Alguns aspectos são importantes no sentido de se balizar as
ideias, de modo que o projeto atenda também a fatores associados aos:
-usuários: segurança do usuário; ergonomia; conforto; ergonomia;
-produtividade e desempenho: protocolos de execução,
rendimento, relação custo/benefício;
-Sustentabilidade: ciclo de vida do produto, menor necessidade
de manutenção.
Ainda se pode considerar o caráter inovador, principalmente
quando o produto já existe na sociedade. Um projeto também pode ser com
objetivos de inovar, ou conferir funções adicionais a m produto, ou também de
contornar possíveis limitações ou disfunções do produto em vigência.
Considera-se também que um produto, sistema, ou serviço
implantado, pode ter uma vida útil, em decorrência da sua obsolescência.
Quando se chega à concepção e validação do produto, são
necessários meios de avaliação do desempenho, de modo a se identificar
possíveis falhas, riscos na utilização, ou disfunções.
As avaliações de desempenho são realizadas por meio de
construção de modelos, reduzidos ou em escala real (protótipos), modelos
numéricos ou computacionais, e simulação.
O processo de avaliação pode reconduzir o produto para a
sala de estudo e de novas ideias, corretivas, sendo o assunto iterativo.
Uma vez que o produto tenha sido validado, mediante a fase
de avaliações, se parte para a fase de detalhamento e especificação do produto.
Durante esta fase, são tomadas em consideração:
-A caracterização funcional do produto, a partir de suas
partes;
-a definição das propriedades para a seleção de materiais,
com especificidades dos parâmetros e variáveis envolvidas, bem como dos
requisitos de desempenho;
-os detalhes construtivos;
-os detalhes funcionais;
-os informes sobre os sistemas e subsistemas.
Uma vez concluído o detalhamento do produto, é comunicada de
diversas maneiras o produto a ser implementado.
Dentre eles, se tem:
-O memorial descritivo, o qual transmite as informações sobre
o produto, conforme relatadas agora;
-O memorial de cálculo, o qual informa sobre a trajetória,
critérios e normas para o dimensionamento e cálculo com respeito às variáveis envolvidas
no produto, sistemas ou serviços.
-a lista com base na seleção dos materiais;
-o cronograma do projeto, especificando as etapas da
execução com as previsões dos eventos que deverão ocorrer;
-as peças gráficas, desenhos, ilustrando o produto a ser
executado, conforme as normas e critérios de ilustração, e representação;
-o orçamento do projeto.
Finalizando esta parte, cabe ressaltar de novo a necessidade
dos compromissos externos, tais como o enquadramento deste à “linha verde”, à
responsabilidade social e pública.
A criatividade requerida no processo
O engenheiro deve ter os fundamentos técnicos e científicos,
assim como conhecer a problemática existente, e que justificaria que ele se
ocupasse com determinada atividade, no sentido de atender a demanda existente
por aquele tipo de produto ou serviço. Mas é a criatividade que irá movimentar
a trajetória de suas ideias rumo à solução do problema que estará proposto.
A criatividade é a propriedade de se vencer desafios.
Alguns requisitos são importantes para o exercício da
criatividade.
O primeiro deles é a necessidade de conhecimento. Só se
trabalha mentalmente com algo que se conhece. Um outro requisito é a aptidão,
todavia, não se deve se reprovar como quem não em aptidão, antes de
experimentar o trabalho criativo. Ainda, nem tudo é inspiração, ou coisa que
saiu “do nada”. Se isso acontece, é porque se trabalha antes com as ideias, e
elas se configuram em momentos surpreendentes, através de processos cognitivos
de nossa mente, embora esperamos sempre uma evolução perceptível das ideias de
uma forma mais sistemática. É por isso
que ressaltamos a importância do tempo de trabalho sobre o projeto.
Antes de falar em "aptidão nata", cumpre considerar que o processo criativo têm como requisitos os seguintes:
-Trabalho;
-disciplina;
-rigor;
-metodologia adequada;
-desejo de realização;
-perseverança e determinação;
-capacidade de administrar fracassos e recomeços.
A criatividade é então algo a ser desenvolvida em cada indivíduo, e a sua capacidade cresce com a experiência.
Com estes princípios, o processo criativo é dividido em etapas, das quais não se pode evitar, tais como:
-A fase de preparação, envolvendo informações sobre o
contexto do projeto, e a organização do trabalho, instalação e acomodação;
-esforço concentrado na síntese de ideias;
-descanso e afastamento temporário do problema;
-se apropriar de uma visão global do problema;
-revisar a solução.
Um problema a ser resolvido pode apresentar determinadas
contingências ou condições de contorno.
Dentre elas, nós podemos identificar:
-Aquelas que são mediante as condições reais, físicas e de
viabilidade;
-aquelas que são de natureza fictícia, ou fabricadas pela
compreensão pessoal ou social;
-aquelas que estão relacionadas ao conhecimento pessoal do
projetista.
Como se vê, a criatividade pode estar atrelada às condições
de preparo e organização, e conhecimento técnico, além de, sobretudo à experiência
do projetista.
Alguns fatores podem contribuir de modo desfavorável ao
exercício da criatividade. Dentre eles:
-A falta de conhecimento sobre a versatilidade sobre a
funcionalidade de um produto;
-a preocupação prematura com os detalhes, com possibilidades
de se perder a visão do “todo”;
-a não visão do seu quinhão de participação, e de
potencialidades, esperando que as ideias venham dos outros;
-o medo da crítica;
-a aceitação prematura de um projeto, sem que se perceba
outras possibilidades a serem exploradas, assim como a rejeição prematura de
uma ideia.
Uma das características do trabalho de projeto nos dias
atuais, é a sua elaboração em equipe, onde, cada um pode ter o seu quinhão de
participação. Seriedade e participação e respeito devem ser coisas valorizadas;
competição interna, críticas negativas devem ser eliminadas.