sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

AS ETAPAS E OS PROTOCOLOS DAS IDEIAS QUANDO NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO

 


Marco Antônio de Morais Alcantara


Um projeto visa normalmente a elaboração de um novo produto, um sistema ou um tipo de serviço. Se por um lado o projeto deve atender a princípios funcionais entre as partes, um sistema deve ter também equilíbrio entre os seus componentes, tudo influenciando em bom desempenho e rendimento. Será discutido um pouco sobre o exercício do projeto e sobre a criatividade.


 

O projeto

Tudo é seguido por algumas etapas, desde a sua concepção até a sua validação e implementação.

De modo geral, as etapas são as seguintes:

- Identificação de uma necessidade;

- definição do problema, como solução deste, poderá ser atendida a necessidade identificada;

-  coleta de informações sobre o tema;

- concepção o produto ou da resolução do sistema;

- elaboração do produto;

- avaliação de desempenho do produto ou do sistema;

- especificação da solução;

- comunicação.

Um projeto deve atuar como uma ponte entre o usuário e uma necessidade.

Ele em um contexto dentro dela. Deve haver uma demanda, o produto deverá chegar a sociedade a um determinado custo. Deve haver condições de utilização e aceitação da sociedade.

De modo geral existe um estado inicial, um contexto, e mediante um conjunto de ações, se chegará a um estado final onde, as lacunas observadas serão preenchidas. É neste conjunto de ações que entra a participação do engenheiro.

Como tipo de informações iniciais, subsídios, se têm:

-O estado da arte, sobre o que já foi feito sobre o assunto;

-o histórico do problema;

-a relação da sociedade com o produto;

-a viabilidade de produção;

-os aspectos funcionais;

-a concepção do produto.

Dentro do projeto propriamente dito, podemos dizer que se trata da aplicação dos princípios científicos e tecnológicos na criação do produto.

Se requer:

-Subsídios técnicos e científicos;

-criatividade.

Alguns aspectos são importantes no sentido de se balizar as ideias, de modo que o projeto atenda também a fatores associados aos:

-usuários: segurança do usuário; ergonomia; conforto; ergonomia;

-produtividade e desempenho: protocolos de execução, rendimento, relação custo/benefício;

-Sustentabilidade: ciclo de vida do produto, menor necessidade de manutenção.

Ainda se pode considerar o caráter inovador, principalmente quando o produto já existe na sociedade. Um projeto também pode ser com objetivos de inovar, ou conferir funções adicionais a m produto, ou também de contornar possíveis limitações ou disfunções do produto em vigência.

Considera-se também que um produto, sistema, ou serviço implantado, pode ter uma vida útil, em decorrência da sua obsolescência.   

Quando se chega à concepção e validação do produto, são necessários meios de avaliação do desempenho, de modo a se identificar possíveis falhas, riscos na utilização, ou disfunções.

As avaliações de desempenho são realizadas por meio de construção de modelos, reduzidos ou em escala real (protótipos), modelos numéricos ou computacionais, e simulação.

O processo de avaliação pode reconduzir o produto para a sala de estudo e de novas ideias, corretivas, sendo o assunto iterativo.

Uma vez que o produto tenha sido validado, mediante a fase de avaliações, se parte para a fase de detalhamento e especificação do produto.

Durante esta fase, são tomadas em consideração:

-A caracterização funcional do produto, a partir de suas partes;

-a definição das propriedades para a seleção de materiais, com especificidades dos parâmetros e variáveis envolvidas, bem como dos requisitos de desempenho;

-os detalhes construtivos;

-os detalhes funcionais;

-os informes sobre os sistemas e subsistemas.

Uma vez concluído o detalhamento do produto, é comunicada de diversas maneiras o produto a ser implementado.

Dentre eles, se tem:

-O memorial descritivo, o qual transmite as informações sobre o produto, conforme relatadas agora;

-O memorial de cálculo, o qual informa sobre a trajetória, critérios e normas para o dimensionamento e cálculo com respeito às variáveis envolvidas no produto, sistemas ou serviços.

-a lista com base na seleção dos materiais;

-o cronograma do projeto, especificando as etapas da execução com as previsões dos eventos que deverão ocorrer;

-as peças gráficas, desenhos, ilustrando o produto a ser executado, conforme as normas e critérios de ilustração, e representação;

-o orçamento do projeto.

Finalizando esta parte, cabe ressaltar de novo a necessidade dos compromissos externos, tais como o enquadramento deste à “linha verde”, à responsabilidade social e pública.  

 

A criatividade requerida no processo

O engenheiro deve ter os fundamentos técnicos e científicos, assim como conhecer a problemática existente, e que justificaria que ele se ocupasse com determinada atividade, no sentido de atender a demanda existente por aquele tipo de produto ou serviço. Mas é a criatividade que irá movimentar a trajetória de suas ideias rumo à solução do problema que estará proposto.  

A criatividade é a propriedade de se vencer desafios.

Alguns requisitos são importantes para o exercício da criatividade.

O primeiro deles é a necessidade de conhecimento. Só se trabalha mentalmente com algo que se conhece. Um outro requisito é a aptidão, todavia, não se deve se reprovar como quem não em aptidão, antes de experimentar o trabalho criativo. Ainda, nem tudo é inspiração, ou coisa que saiu “do nada”. Se isso acontece, é porque se trabalha antes com as ideias, e elas se configuram em momentos surpreendentes, através de processos cognitivos de nossa mente, embora esperamos sempre uma evolução perceptível das ideias de uma forma mais sistemática.  É por isso que ressaltamos a importância do tempo de trabalho sobre o projeto.

Antes de falar em "aptidão nata", cumpre considerar que o processo criativo têm como requisitos os seguintes:

-Trabalho;

-disciplina;

-rigor;

-metodologia adequada;

-desejo de realização;

-perseverança e determinação;

-capacidade de administrar fracassos e recomeços.

A criatividade é então algo a ser desenvolvida em cada indivíduo, e a sua capacidade cresce com a experiência.

Com estes princípios, o processo criativo é dividido em etapas, das quais não se pode evitar, tais como:

-A fase de preparação, envolvendo informações sobre o contexto do projeto, e a organização do trabalho, instalação e acomodação;

-esforço concentrado na síntese de ideias;

-descanso e afastamento temporário do problema;

-se apropriar de uma visão global do problema;

-revisar a solução.

Um problema a ser resolvido pode apresentar determinadas contingências ou condições de contorno.

Dentre elas, nós podemos identificar:

-Aquelas que são mediante as condições reais, físicas e de viabilidade;

-aquelas que são de natureza fictícia, ou fabricadas pela compreensão pessoal ou social;

-aquelas que estão relacionadas ao conhecimento pessoal do projetista.

Como se vê, a criatividade pode estar atrelada às condições de preparo e organização, e conhecimento técnico, além de, sobretudo à experiência do projetista.

Alguns fatores podem contribuir de modo desfavorável ao exercício da criatividade. Dentre eles:

-A falta de conhecimento sobre a versatilidade sobre a funcionalidade de um produto;

-a preocupação prematura com os detalhes, com possibilidades de se perder a visão do “todo”;

-a não visão do seu quinhão de participação, e de potencialidades, esperando que as ideias venham dos outros;

-o medo da crítica;

-a aceitação prematura de um projeto, sem que se perceba outras possibilidades a serem exploradas, assim como a rejeição prematura de uma ideia.

Uma das características do trabalho de projeto nos dias atuais, é a sua elaboração em equipe, onde, cada um pode ter o seu quinhão de participação. Seriedade e participação e respeito devem ser coisas valorizadas; competição interna, críticas negativas devem ser eliminadas.